quinta-feira, 13 de março de 2008

Motivos pra amamentar na sala de parto

Amamentação na sala de parto resulta em benefício imediato e ao longo prazo para a saúde do bebê

A Semana Mundial da Amamentação de 2007, comemorada de 1o a 7 de agosto em 2007, incentivou mães, familiares, instituições hospitalares e profissionais da área da saúde a se mobilizar em torno de um tema de grande relevância: “Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem Demora”. Assim, os benefícios do início do aleitamento materno na sala de parto foram amplamente divulgados em mais de 120 países. Segundo o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, a ação no país pode salvar a vida de aproximadamente sete mil bebês a cada ano.

O incentivo à amamentação no mundo tem como prioridade atingir a Meta de Desenvolvimento do Milênio, ou seja, reduzir em dois terços a mortalidade de crianças menores de cinco anos até 2015. Segundo a WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno), que definiu o tema da campanha, a cada 10,9 milhões de óbitos de crianças menores de cinco anos, quatro milhões ocorrem no primeiro mês, sendo possível salvar um milhão (um quarto) destas vidas através da amamentação na primeira hora após o nascimento.

O início precoce do aleitamento materno resulta em inúmeros benefícios para a mãe e para a criança, tais como:

1. aumento mais rápido da produção de colostro;
2. maior proteção contra infecções, uma vez que o colostro funciona como uma primeira imunização do bebê;
3. estímulo ao desenvolvimento do reflexo de sucção, que é mais forte na primeira hora após o nascimento;
4. liberação de ocitocina, hormônio que aumenta a contração uterina e auxilia na prevenção da hemorragia pós-parto;
5. contato pele-a-pele entre mãe e criança, que fortalece o vínculo entre ambos e transfere calor para o bebê;
6. motivação e incentivo para a manutenção da amamentação por maior período de tempo, já que a OMS preconiza o aleitamento materno exclusivo (sem água, chá ou outros leites) até seis meses de vida e o aleitamento complementado com outros alimentos até dois anos ou mais.

O leite materno é o único alimento capaz de fornecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança necessita para seu crescimento e desenvolvimento.

A amamentação também garante ao bebê melhor desenvolvimento da face, da dentição e da fala, bem como proteção contra infecções, alergias e doenças futuras, tais como: diabetes, hipertensão, obesidade, doença cardíaca isquêmica, hipercolesterolemia e doenças inflamatórias intestinais.

Quanto à nutriz, sabe-se que tem menos chances de desenvolver câncer de mama e de ovários, diabetes, anemia, osteoporose e depressão pós-parto. O ato de amamentar contribui ainda para a perda mais rápida do peso ganho pela mulher durante a gestação, bem como para o fortalecimento do vínculo mãe-filho.

A amamentação dentro da primeira hora após o nascimento, ao diminuir as excessivas taxas de mortalidade neonatal, torna-se o primeiro passo e uma atitude vital para a redução da mortalidade de crianças menores de cinco anos.

Salve UM milhão de bebês – comece com UMA ação, UMA hora de apoio e UMA mensagem: inicie a amamentação dentro da PRIMEIRA hora após o nascimento!

Relatora: Dra. Rosangela Gomes dos Santos
Membro do Departamento de Aleitamento Materno da SPSP – gestão 2007-2009; Responsável pelo Banco de Leite Humano do Hospital Regional Sul, São Paulo, SP.

Texto divulgado em 17/09/2007.

Veja mais notícias relacionadas

Sociedade de Pediatria de SP
http://www.spsp.org.br/spsp_2007/materias.asp?Sub_Secao=563&Id_Pagina=295
Postado por Renata na G1F

Nenhum comentário:

Postar um comentário