segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Andador: Um atraso na vida dos bebês!

Meninas, como fisioterapeuta me senti no direito de alertá-las. Respeito quem quer utilizar andador nos bebês, mas é bom estar ciente dos prejuízos causados ao desenvolvimento.

Andador: um atraso na vida dos bebês!

Como é lindo ver seu bebê com maior liberdade de explorar o espaço mesmo quando ainda não anda, mas usa um andador. O grande erro dos pais – em seu total desconhecimento - é achar que o andador ajudará no aprendizado da criança ao começar a andar. Isso não é verdade. O andador traz prejuízos no desenvolvimento psico e motor do bebê.

Por que será que não é bom? Por vários motivos. A criança desde o nascimento passa por etapas do desenvolvimento em que cada fase serve de base para a próxima. Primeiro sustenta a cabeça, depois rola o corpo para os dois lados, se arrasta de barriga para baixo, senta com apoio, depois sem apoio, engatinha (alguns não passam por essa etapa), ficam em pé para então começarem os primeiros passinhos.

Em todo desenvolvimento motor e de equilíbrio a criança explora o ambiente e os objetos em sua volta, desenvolvendo paralelamente o aspecto neurológico. O bebê tenta alcançar objetos, observa os adultos e suas ações e imita.

O andador força a criança a pular várias dessas etapas essenciais para o desenvolvimento. Ela, por exemplo, não deixa a criança experimentar os “tombinhos” naturais do início do aprendizado do caminhar e, assim, a aquisição do equilíbrio é limitado e pode ainda deformar a estrutura óssea da perna.

Por pular etapas, o andador atrasa o início da marcha. Se o bebê é pequeno para o andador, usará somente as pontas dos pés para movimentar-se, o que poderá causar alguns problemas além do atraso da marcha, como alteração óssea.

Postado por Sandra Luisa em G1F - orkut

Um comentário:

  1. Olá Sandra, adorei a matéria!...Seus comentários reforçam ainda mais minha opinião de ser contra aos andadores tradicionais....meus filhos nunca usaram e sempre prezei muito pela segurança deles, sempre participando e acompanhando os primeiros passinhos.

    Já fiquei sabendo de vários acidentes em bebês pelo meu pediatra....uma outra mãe indicou um andador diferente dos tradicionais, e tipo um macacãozinho que uso no minha filha, a Aninha adora e minhas costas agradecem muito!!.rss , ..se interessar comprei a minha no site www.andanenem.com.br, ou andanenem.com. Bjs e novamente parabéns

    ResponderExcluir