segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

6 meses de AME... ainda lembro!

Engraçado como esse texto que escrevi ao terminar o AME (Aleitamento Materno Exclusivo) ainda mexe tanto comigo... esses dias me peguei pensando, será que conseguirei tanta dedicação com o segundo qto consegui com o Arthur? Essa reflexão dá um bom texto que prometo escrever um dia, se me lembrar. Vida de mãe é assim mesmo, a gente promete e não sabe se poderá cumprir certos compromissos!

O meu filho completou 6 meses de amamentação exclusiva (na verdade qse, já que ele fará 6 em dois dias, mas começamos hj para o papai tb curtir esse momento, pois estará trabalhando e depois de tudo que passamos não seria justo ele perder esse momento impar da nossa vida em familia)... yeahhh VIVA O ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO!!!

Não foi nada fácil seguir com o que acreditavámos, muitas vezes meu leite empedrou e eu senti dores horriveis, pensei em desistir... no entanto, esse pensamento ia logo embora qdo lembrava que essa era a coisa certa a ser feita pelo bem do nosso pequeno.

A primeira vez que isso aconteceu eu estava numa festa de casamento da prima do maridão, cai na besteira de tirar o sutiãn (ou seria sutien? rs) de amamentação para minha infelicidade, pois enquanto meu pequeno principe dormia lindamente no carrinho, eu senti uma pedra enorme no seio, e qdo fui ao banheiro, lá estava ela, firme e forte, e não teve massagem, compressa, NADA que fizesse ela sair de lá.

Fomos para casa, compramos uma bomba manual, e inultimente eu passei a noite tentado desempedrar o leite, o Arthur não conseguia mamar, pq o leite não saia, e dóia muito, muito, muito qdo ele sugava. dei um peito só... Ao amanhecer fomos ao banco de leite de um hospital que na verdade, era na UTI Neo e elas foram muito gentis em me ajudar, fizeram massagens e ordenharam pra mim, já que eu não sabia fazer isso!

Uma semana depois, lá estava eu dinovo, desta vez no hospital que o Arthur nasceu, fomos ao banco de leite mesmo, e as gentis enfermeiras me ajudaram novamente! Me ensinaram a massagear e ordenhar manualmente... pra garantir aluguei uma bomba por um mês e foi minha salvação!!

Com o tempo aprendi a lidar com os empedramentos... e conseguimoSS!!! Demos ao nosso filho o melhor alimento pra ele durante 6 meses, até hj me sinto tão feliz por isso!!

Usei o plural pq meu marido foi de fundamental importância já que ele me deu todo o apoio qdo precisei... a minha irmã tb, esteve ao meu lado e deu a primeira mamadeira de leite materno (a bombinha manual pq não tinhamos comprado mamadeira) pra ele qdo não consegui amamentar de tanta dor (desesperador) e Tiago tentava inutilmente me ajudar a tirar o leite. Ainda bem que tinha leite congelado que eu estava guardando para doar, doei para o meu próprio filho!

E qdo sugeriam ou perguntavam pq eu não dava suquinho, aguinha, chazinho, papinha, sopinha... que o menino precisava comer... blá blá blá... fico pensando pq usam despretenciosamente, o qse inofensivo INHO qdo vão sugerir esse tipo de coisa. Eu sempre respondi com um belo sorriso no rosto e toda classe que tenho (se é que tenho) pq eu acredito no aleitamento exclusivo até os 6 meses, além disso ele está lindo, forte e saudável, é só olhar pra ele!!

Bom, a sensação é de dever cumprido! E se vc que está lendo estas linhas ainda não teve filho, acredite... amamentar é um momento ímpar. Qdo os olhos se encontram parece que emana amor para todos os lados, e ainda ganha sorrisos para acabar de vez com seu mau humor e tb te agradecendo por aquele momento de segurança, afeto e cumplicidade que os homens, infelizmente, nunca saberão... pronto, já valeu todo o esforço!

Ao terminar de refazer essas linhas, penso comigo... SIM... farei tudo denovo pq vale muito a pena!

Diane

2 comentários:

  1. Di! Sei bem qto lhe custou a AME, inda sim vc se doou ao seu filho mostrando a garra de uma mulher vencedora. Logo mais, quando tudo se tornandar fácil, qdo vc dormir a noite toda, vai achar tudo muito simples e pensar que já é hora de repetir a dose. Nesse dia quero estar presente para poder lhe abraçar e comemorar contigo o recomeço da jornada! Amo você, mulher de fibra, guerreira e bem aventurada!
    Bjos
    Quel

    ResponderExcluir
  2. Espero ter toda garra e leite como vcs, mães, mamíferas, mulheres, guerreiras!!!
    Bjs e jájá entro pro time do AME, ainda sonho com meu diploma... rsrs

    ResponderExcluir